terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quando morar é privilégio ocupar torna-se um direito! Todo apoio à resistência da comunidade do Pinheirinho!



                Neste domingo, na cidade de São José dos Campos/SP, foi iniciada uma invasão militar de despejo da maior ocupação urbana da América Latina, a comunidade do Pinheirinho, na zona sul da cidade. A ordem partiu da juíza Márcia Loureiro, do Prefeito Eduardo Cury (PSDB), e do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), e as cenas que se viram, apesar da mídia tratar como uma “desocupação pacífica”,  foram de helicópteros da polícia lançando bombas de efeito moral e gás de pimenta sobre crianças e idosos, e tratores passando por cima de casas sem se importar com o que ou quem estava dentro.
                O terreno em questão pertencia ao milionário Naji Nahas, especulador indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro, que através de grilagem havia obtido o terreno décadas atrás, e devia uma quantia de mais de 16 milhões de reais em impostos. Os moradores mantinham bravamente a ocupação desde 2004, e aguardavam a regularização da área, quando a ordem de reintegração de posse desceu da Justiça Estadual. Nem mesmo uma ordem vinda da Justiça Federal para que a polícia suspendesse a ação de despejo fez com que o massacre fosse evitado. Em nome da especulação imobiliária, milhares de famílias estão convivendo com bombas e tiros do Batalhão de Choque da PM paulista.
                Não é de hoje que os tucanos sujam suas mãos de sangue, vale lembrar as desocupações no campo, protagonizadas pelo Governo (também tucano) de Téo Vilela, com destaque para a ação no início de 2011, onde foram despejadas centenas de famílias rurais no interior de Alagoas, destruindo casas e plantações de alimentos para dar lugar à cana. É inaceitável por outro lado a passividade do Governo Dilma/PT, que se posicionou contra a desocupação do Pinheirinho, mas não move uma palha para impedir a ação da polícia. Não queremos mais palavras, é necessário ação!
                É por este motivo que hoje o povo está nas ruas, não só em São José dos Campos, mas nas principais capitais do país, e aqui em Maceió não será diferente. Façamos uma grande corrente de mobilização para fortalecer a heróica ocupação do Pinheirinho e todas as outras que existem em nosso Estado e em todo o país. É hora atropelar os usineiros e especuladores com a força do povo negro e pobre da cidade e do campo!

PSTU/AL

0 comentários:

Postar um comentário