terça-feira, 10 de abril de 2012

PSTU-AL sobre o Dia Mundial da Saúde


            O dia mundial da saúde foi instituído pela Organização Mundial de Saúde, no ano de 1950, no dia sete de abril. Mas você usuário do SUS, seja de forma direta ou de forma indireta (medicamentos, produtos que passam pela vigilância sanitária, etc), e você profissional de saúde e estudante da área sabem que com saúde não se brinca e sem ela não podemos viver bem hoje ou amanhã.


            O projeto SUS de Saúde brasileiro, instituído em 1990 é um dos melhores do mundo, mas nunca foi efetivado na prática como é no papel. O principal motivo é a falta de vontade política dos governos federal, estadual e municipal, que não investem o suficiente pra os serviços de saúde funcionarem bem; como também a aliança aos setores privados ditos filantrópicos por dentro do SUS. Você sabe bem do que estamos falando!

            Os hospitais filantrópicos de Maceió, apesar de ter grande rentabilidade, não pagam impostos - é o caso da Santa Casa de Misericórdia, que em 2008 foi a quinta colocada no pódio de sustentabilidade financeira, segundo revista Istoé Dinheiro e o prêmio Líderes de Mercado/2009. Eles recebem mais dinheiro público do que as próprias unidades SUS, em contrapartida a prestação de serviços aos usuários do SUS não faz jus aos recursos recebidos.

            Hoje, depois de muito sucateamento da saúde pública, o governo PT de Dilma, o governo PSDB de Téo querem vender a sua solução, a privatização de nossos hospitais, postos e universidades através de projetos como o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH e outros como Organizações Sociais e OSCIPS. Atacam principalmente pela não realização dos concursos públicos, é o que acontece com os Hospitais Universitários e a nossa Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL!
            A Política de drogas da Saúde mental também está sendo afetada pelos projetos do governo federal, pelo investimento em comunidades terapêuticas privadas em detrimento da rede de serviços associada ao Centro de Atenção Psicossocial alcool e outras drogas - CAPSad espalhados por todo país.
            Nós do PSTU-AL não aceitamos isto, reivindicamos que a saúde dos trabalhadores e povo pobre seja tratada como prioridade pelo Governo Dilma/PT, além de denunciar o abandono da saúde pública de Alagoas pelo governo de Teotônio Vilela/PSDB. Construímos o Fórum em Defesa do SUS e hoje estamos aqui para protestar nesse dia comemorativo!

- Por um SUS 100% estatal, gratuito e de qualidade;
- Contra todos os tipos de privatização
- Concursos públicos para os Hus e UNCISAL!
- Investimento de 6% do PIB em Saúde!
- Respeito à 14ª Conferência Nacional de Saúde e não a carta do ministro da Saúde que dela saiu!

0 comentários:

Postar um comentário