quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nota de balanço do PSTU sobre as eleições para reitor da UFAL


Os 22 Dias que Abalaram a UFAL

            Queremos primeiramente parabenizar todo o ativismo que construiu a chapa 1, Valéria Reitora e Ricardo Cabús Vice. Os que colaram cartazes, seguraram bandeiras, passaram em sala, distribuíram panfletos, os que foram perseguidos coagidos pela chapa 3 e não puderam nem sequer declarar seu voto publicamente. Todos vocês são responsáveis pela grande vitória política que obtivemos nestas eleições. Os mais de 30% dos votos foram muito significativos frente ao tamanho do aparato e dos métodos de coação e assédio moral operados pela atual gestão da Universidade.
            Foram 22 dias históricos que provaram que aquele projeto que se julgava hegemônico na verdade encontra muita crítica no interior da comunidade acadêmica. Crítica esta que sempre existiu, mas que foi sistematicamente perseguida e criminalizada durante 8 anos por aqueles que se arvoram “donos da UFAL”. Foram processos contra estudantes e retirada de direitos que atacaram a liberdade organizativa da comunidade acadêmica em prol da imposição a fórceps do projeto do Governo Lula/Usineiros de destruição dos pilares da Universidade Pública. Choveram projetos como o Reuni, Sinaes/Enade, Novo Enem, que foram apresentados como a salvação da Universidade, mas que se revelaram exatamente o oposto. Além da manutenção de medidas do Governo FHC, que resultaram na falta de contratação de professores e precarização do trabalho de docentes e técnicos. E o descontetamento à estes projetos foi expresso nas urnas dos campus da interiorização.
            Achamos que esta vitória política foi um primeiro passo, mostrou que é possível pensar diferente. Por isso não podemos parar por aqui, a verdadeira luta começa agora. Precisamos construir no cotidiano uma oposição viva à gestão da UFAL, para que possamos enfrentar os novos ataques que virão. Vem aí o Novo PNE, a MP520, a Nova Reforma da Previdência do Governo Dilma, e diversos outros ataques que não serão diferentes dos anteriores. Desde já nós do PSTU nos somamos às fileiras destas lutas, e convocamos todos e todas a mostrar no cotidiano das lutas que Outra UFAL é Possível.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - Alagoas

0 comentários:

Postar um comentário