quarta-feira, 25 de maio de 2011

Posicionamento do PSTU sobre as eleições da Reitoria da UFAL

O PSTU vota CHAPA 1!
VALÉRIA REITORA E RICARDO CABÚS VICE!

Os últimos 8 anos da UFAL, ao contrário do que a atual gestão alardeia, não foram um “mar de rosas”. Foram anos de constantes lutas de estudantes, técnicos e professores contra a falta de democracia e a repressão, o avanço da privatização interna da universidade, a precarização do trabalho docente e técnico e as inúmeras carências na infra-estrutura e na assistência estudantil.

O projeto que vem precarizando a Ufal é um reflexo piorado da política do Governo Lula para Universidade brasileira. Os que ainda acham que o Governo Lula foi bom para Universidade - pois o comparam com o caos de FHC - esquecem que o PT não aumentou os míseros 0,8% do PIB em investimento na educação superior. Esquecem que o destaque frente à FHC só se deu por conta da relativa melhora da economia mundial e da saturação das vagas nas faculdades particulares. E mais: Lula nunca se negou a aprofundar o projeto privatista para a universidade, apenas o disfarçou com pequenas concessões. Com Dilma nada mudou, pelo contrário, como demonstra o corte de 3 bilhões no orçamento para educação, a manutenção da MP-520 que privatiza os HU's e novo PNE que torna ataques como o Reuni em uma política permanente de Estado.

A gestão de Ana Dayse/Eurico conseguiu tornar as coisas ainda piores. Se é inegável que em vez de uma expansão de qualidade Lula ofereceu uma expansão tímida e precarizada, também é notório que a atual gestão conseguiu fazer pior do que a encomenda. Agora, com a eleição para Reitoria, essas contradições se acirram na universidade e os projetos antagônicos vêm à tona.

A candidatura de Valéria Correia (Reitora) e Ricardo Cabús (Vice) representa a unidade dos setores mais progressistas. Essa é a sua primeira e importante vitória. Não por acaso, já faz tremer a burocracia universitária que há mais de uma década faz da Ufal seu quintal! Essa conquista demonstra que a resistência ao desmonte da universidade pública acende mais uma centelha e se levanta por um projeto alternativo ao que vem sendo posto por Lula/Dilma e pela Reitoria.

A defesa intransigente da universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e comprometida com os trabalhadores alagoanos, coloca a candidatura da Profª. Valéria no caminho certo para o confronto com toda a nefasta política dominante.

Só há verdadeiramente dois projetos em disputa nesta eleição: de um lado, a candidatura de Valéria, de outro, a de Eurico e Paulo Vanderley.

Eurico representa a continuidade clara da atual gestão, e em sua face mais autoritária. Já na eleição apresentou seu cartão de visitas: O grupo que representa esta candidatura manipulou o CONSUNI para antecipar o pleito e garantir um tempo irrisório para campanha. Eurico precisa fugir do processo democrático porque sua gestão não resiste à crítica avassaladora dos fatos: a comunidade universitária não aceita mais a expansão pelo caminho do sucateamento.

Já Paulo Vanderley é a continuidade disfarçada. Tenta ganhar a eleição assumindo agora um discurso de aparência crítica, que historicamente nunca defendeu na Universidade. Sua oposição restringe-se a luta pelo poder: é um rival da Reitoria, mas que no fundo comunga do mesmo projeto. Suas íntimas relações com a oligarquia canavieira não nos deixa mentir.

Nas eleições do dia 8 de junho temos a oportunidade de iniciar transformações reais e radicais na Universidade. Comecemos a construir uma Outra Ufal, para os trabalhadores e não para os usineiros. A construir uma Outra Expansão, de qualidade e não sucateada. Todo apoio a luta dos estudantes, técnicos e docentes! Todo apoio a candidatura de Valéria e Ricardo Cabús!

10% do PIB para educação!
Abaixo a MP520 que privatiza os HU´s!
Abaixo o PL 549/09 que congela os salários dos servidores públicos!
Abaixo o novo PNE!
Por uma universidade a serviço da classe trabalhadora!
Outra UFAL é Possível!

1 comentários:

Roney disse...

Recebi esta mensagem de um aluno da UFES pedindo que divulgasse e solicitasse qualquer manifestação de apoio aos estudantes da grande vitória-ES:


"Amigos, em primeiro lugar, peço desculpas pelas frases talvez desconexas, ando meio tenso.

Isso tudo aí está acontecendo hoje aqui em Vitória. A ação da polícia é desproporcional, e não podemos ficar calados. Por favor, divulguem em suas redes sociais e áreas de trabalho. Confio no potencial de formadores de opinião de cada um de vocẽs.

A Rádio Universitária apoia as manifestações de modo pacífico e também tenta ser um canal de diálogo com o Governo, que não se abriu para diálogo até o momento. www.universitariafm.com.br

Hoje às 17H uma nova manifestação vai ocorrer em frente à universidade. Todos de branco e, mais uma vez, pacificamente. Espero que tudo dê certo. A Hashtag é #protestoemvitoria. Divulguem."

Alguns vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=PWUyeFEHIis (As meninas são minhas amigas e colegas de rádio)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0pBAF7dS2cM
http://www.youtube.com/watch?v=8PVrvbdNS_I
http://www.youtube.com/watch?v=cS7hj8IgvWs

Esses são alguns vídeos, mas tem muito mais aqui: http://www.youtube.com/results?search_query=%23protestoemvitoria&aq=f
E aqui é o tumblr que criaram de ontem pra hoje. Já com inúmeros vídeos: http://ficavaiterbomba.tumblr.com/

Postar um comentário